Glossário Contabilístico e Financeiro – Ranking das 500 maiores empresas de distribuição de materiais de construção de 2024

Ativo

Composto por todos os bens (dinheiro, stocks, imóveis, equipamentos, viaturas, etc) e direitos da empresa (ex: valores a receber dos clientes) que podem ser convertidos em dinheiro ou serem consumidos no próximo ciclo normal de operações da empresa.

Ativo corrente

São rúbricas que integram o ativo total, mas com a particularidade de se esperar que sejam realizados num período até doze meses após a data do balanço (curto prazo em termos contabilísticos).

Autonomia financeira

Corresponde ao quociente entre os capitais próprios e o ativo total.

Quanto maior o grau de autonomia financeira, maior a percentagem dos ativos que são financiados por capitais próprios, logo menor é o grau de endividamento da empresa.

Um baixo grau de autonomia financeira deveria levar as empresas a tentarem financiar-se mais com recurso a capitais próprios e menos com recurso a financiamentos externos.

Um valor inferior a 0,3 significa uma dependência excessiva de capitais alheios e um valor superior a 0,3 representa um bom grau de autonomia financeira.

Quanto menor for o valor deste indicador, mais difícil será a obtenção de novos créditos.

Capacidade de endividamento a curto prazo

Corresponde ao quociente entre o passivo de curto prazo e o total do ativo e revela a capacidade que a empresa tem de se endividar a curto prazo.

Um valor baixo deste quociente significa que, a empresa apresenta condições para contrair empréstimos a curto prazo e um valor elevado significa que, a sua capacidade de endividamento a curto prazo se encontra comprometida.

 Capacidade de endividamento a médio e longo prazo

Corresponde ao quociente entre o capital próprio e a soma do capital próprio com o passivo não corrente (capitais permanentes).

Quanto mais elevado for este indicador, maior a capacidade da empresa para se financiar a médio e longo prazo.

Quando a capacidade de endividamento diminui, a dependência face a terceiros aumenta.

No caso deste indicador ser igual à unidade, significa que não existe passivo de médio e longo prazo, ou seja, o endividamento de médio e longo prazo é nulo.

Caso este indicador apresente um valor negativo, significa que os capitais próprios são negativos.

Capitais próprios

Traduzem-se na diferença entre o total do ativo e o total do passivo.

São os recursos financeiros próprios da empresa.

Em termos práticos é o valor subjante do ativo depois de pagar a totalidade do passivo.

Carga fiscal

Trata-se de evidenciar exatamente a percentagem tributária que as empresas pagam ao estado e autarquias em relação aos resultados antes dos impostos.

É o valor efetivo dos impostos e contribuições pagas sobre os lucros.

Debt to equity ratio

Corresponde ao quociente entre os passivos totais e os capitais próprios e avalia a capacidade da empresa em pagar os empréstimos que contrai, bem como evidencia a dependência face aos seus credores.

Valores inferiores à unidade significa que os capitais próprios excedem os passivos totais.

Quanto maior for este rácio, menor é a solidez financeira da empresa.

EBIT

Corresponde aos resultados operacionais, ou seja, ao resultado obtido antes dos gastos financeiros e impostos.

EBITDA

Corresponde aos lucros antes do pagamento de juros, impostos, depreciações e amortizações.

Trata-se de um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto, ou quando se pretende transacionar empresas.

Comparando o seu valor ano a ano ou com a concorrência, analisa-se a competitividade e a eficiência da empresa, já que este indicador fornece o valor monetário gerado pelos ativos operacionais.

Atendendo às diferentes dimensões das empresas, este indicador deve ser evidenciado em percentagem das receitas operacionais.

Endividamento

Corresponde ao quociente entre o passivo e o ativo.

Um valor superior à unidade (100%) significa que o passivo é superior ao ativo.

Estrutura de endividamento

Corresponde ao quociente entre o passivo corrente e o passivo total.

Um elevado valor (perto da unidade (100%)), significa que o passivo total vai ser maioritariamente pago a curto prazo, o que pode provocar problemas de tesouraria.

Fundo de maneio líquido

Corresponde à diferença entre o ativo corrente e o passivo corrente.

Quanto maior o fundo de maneio, maior a capacidade da organização em cumprir com as suas obrigações no curto prazo.

Se o fundo de maneio é maior zero, o ativo corrente é superior ao passivo corrente, ou seja, a empresa possui uma boa situação financeira no curto prazo, pois dispõe de meios suficientes para pagar a sua dívida corrente.

Gasto médio por trabalhador

Corresponde ao quociente entre a globalidade dos gastos que a empresa suporta com o pessoal ao seu serviço e o número de trabalhadores.

Gastos com pessoal em relação ao volume de negócios

Inclui a globalidade dos gastos que a empresa suporta com o pessoal ao seu serviço durante o ano, em relação ao volume de negócios que efetuou nesse ano.

Grau de endividamento

Corresponde à percentagem do ativo que é financiada pelo passivo.

Quanto mais baixo for o grau de endividamento, menor é a probabilidade de uma insolvência.

Indicadores de estrutura ou endividamento

Estes indicadores servem para os financiadores avaliarem os riscos de as empresas não cumprirem com o serviço da dívida.

Indicadores de funcionamento

Estes indicadores permitem aferir o grau de eficiência da gestão dos ativos da empresa em relação ao ciclo de exploração.

Indicadores de liquidez

Estes indicadores medem a tesouraria da empresa, ou seja, a sua capacidade de assumirem os compromissos de curto prazo.

Indicadores de rendibilidade económica

Estes indicadores aferem a rendibilidade do negócio da empresa, ou seja, medem a capacidade de gerar lucros.

Avaliam o desempenho dos capitais totais investidos na empresa, independentemente da sua proveniência.

Indicadores de rendibilidade financeira

Estes indicadores medem a rendibilidade financeira da empresa, ou seja, a rendibilidade dos capitais próprios investidos, bem como medem a eficácia global da gestão.

 Liquidez geral

Corresponde ao quociente entre o ativo corrente e o passivo corrente.

Quanto maior o grau de liquidez geral, maior a capacidade da empresa de cumprir com as suas obrigações no curto prazo (até um ano).

Se a liquidez geral é maior que a unidade, o ativo corrente é maior que o passivo corrente o que significa que a empresa possui uma boa situação financeira no curto prazo, pois dispõe de meios suficientes para pagar a sua dívida corrente.

Se a liquidez geral for menor que a unidade, a empresa pode enfrentar problemas de tesouraria no curto prazo.

Margem bruta

Corresponde à diferença entre o volume de negócios e o custo das mercadorias vendidas, em relação ao volume de negócios.

Este indicador serve para evidenciar em percentagem o valor que a empresa lucra com a venda dos seus produtos.

Margem líquida do volume de negócios

Corresponde ao quociente entre os resultados líquidos e o volume de negócios.

Trata-se do lucro final da empresa traduzido em percentagem, depois de pagar todos os gastos, juros e impostos.

Este indicador também é conhecido por rendibilidade líquida do volume de negócios.

 Margem operacional do volume de negócios

Corresponde ao quociente entre o EBIT e o volume de negócios.

Quanto mais elevado for o grau operacional do volume de negócios, maior o resultado operacional obtido por cada unidade vendida.

Permite ainda medir a eficácia global da gestão em gerar negócios e controlar as despesas, pagando aos seus credores e criando valor para os acionistas.

De todas as margens possíveis de calcular, trata-se da mais importante, pois é obtida contemplando todos os custos que a empresa pode controlar por si mesma.

Passivo

Representa todas as obrigações e dívidas contraídas pela empresa com o intuito de executar o seu ciclo produtivo (ex: dívidas a fornecedores, a instituições financeiras e impostos a pagar).

Passivo corrente

São passivos que integram o passivo total da empresa, mas que se espera que sejam pagos até doze meses após a data do balanço.

Prazo médio de pagamentos

Expressa em dias o tempo médio que uma empresa demora a pagar aos seus fornecedores, refletindo assim o seu poder negocial.

Tendo uma empresa um bom poder negocial, vai conseguir aumentar os seus prazos de pagamento.

Para evitar problemas de tesouraria convém que o prazo médio de pagamentos seja superior ao prazo médio de recebimentos.

Prazo médio de recebimentos

Expressa em dias o tempo médio que uma empresa demora a receber dos seus clientes, refletindo assim a sua capacidade de cobrança.

Para evitar problemas de tesouraria convém que o prazo médio de pagamentos seja superior ao prazo médio de recebimentos.

Rendibilidade económica

Corresponde ao rácio entre o EBIT e o total do ativo e permite saber a capacidade dos ativos da empresa em gerarem resultados.

Rendibilidade do ativo

Corresponde ao rácio entre os resultados líquidos e o ativo total e permite percecionar a capacidade dos ativos da empresa em gerarem resultados.

Rendibilidade do capital próprio

Corresponde ao quociente entre o resultado líquido e o capital próprio.

Quanto maior o grau de rendibilidade do capital próprio, maior o resultado obtido por cada unidade de capital investido pelos acionistas/sócios.

A rendibilidade do capital próprio permite aos acionistas/sócios comparar o rendimento obtido com outros investimentos disponíveis no mercado e, assim, escolher as aplicações mais rentáveis.

Traduz a eficácia de remuneração dos capitais investidos pelos proprietários da empresa.

Rendibilidade do investimento total

Corresponde ao quociente entre o resultado líquido e o total dos capitais investidos.

Quanto maior o grau de rendibilidade do investimento, maior o resultado obtido por cada unidade de capital total investido (independentemente da sua origem, se capital alheio, se capital próprio).

Um elevado grau de rendibilidade do investimento torna a organização atrativa por parte de quem nela quer investir.

Resultados líquidos do exercício

 Correspondem a resultados de natureza financeira, que traduzem a performance da empresa num determinado período de tempo.

Assim, o resultado líquido é o lucro líquido de determinada empresa depois de considerados os gastos, sejam eles custos operacionais, financiamento da empresa, com pessoal, impostos, serviços, entre outros.

Se apresentarem valores positivos, a empresa obteve lucros e se apresentarem valores negativos, a empresa obteve prejuízos.

Resultados operacionais

O resultado operacional representa o lucro da empresa com as suas operações e não considera juros e impostos sobre lucros.

Trata-se de um conceito muito utilizado em empresas não financeiras pois fornece o resultado das operações executadas pelas empresas.

Corresponde ao EBIT.

Rotação do ativo

Corresponde ao quociente entre o volume de negócios e os ativos totais e indica o grau de utilização dos ativos.

Um valor elevado pode significar que a empresa está a trabalhar perto do limite da sua capacidade e um valor baixo pode significar a subutilização de recursos.

Solvabilidade

Corresponde ao quociente entre os capitais próprios e o passivo.

Quanto maior o grau de solvabilidade, menor o grau de endividamento, logo maior a possibilidade de a empresa sobreviver no médio/longo prazo.

Se a solvabilidade for maior que a unidade (100%), significa que o capital próprio é maior que o passivo, então a empresa apresenta uma maior solidez financeira e usufrui de uma maior probabilidade de sobrevivência no médio/longo prazo.

Volume de negócios

Corresponde ao volume de negócios efetuadas pela empresa líquida de descontos num determinado ano.

Volume de negócios médio por trabalhador

Corresponde ao quociente entre o valor do volume de negócios e o número de trabalhadores.

 

Menu
Introdução || Resumo Biográfico
– Análise Geral – Ferragens e Ferramentas
– Materiais de Construção – Caixilharia de Alumínio
– Produtos Sanitários e Climatização – Isolamentos e Impermeabilização
– Produtos Metálicos – Tintas e Vernizes
– Madeiras e Derivados – Outros Subsetores
Glossário Contabilístico e Financeiro
Download dos Ficheiros:

2024

Poderá descarregar em PDF a edição do Ranking das 500 maiores empresas de distribuição de materiais de construção de 2024.

Descarregue os ficheiros em formato excel:

Indicadores        – Setores

 

 

Partilhar:

Outros Destaques